terça-feira, 4 de dezembro de 2012


ESBOÇO BÍBLICO
TEMA: VENCENDO AS TEMPESTADES
TEXTO: SALMO 55:5-8

INTRODUÇÃO
Tempestade significa agitação violenta da atmosfera acompanhada de chuva, granizo e trovões. Quando relacionado com o ser humano significa agitação moral, que se entende como grande perturbação podendo atingir várias áreas de nossas vidas, como: Nas áreas familiar, social, econômica e espiritual.

1. A Tempestades na Familia:
A tempestade na área familiar atinge até mesmo aquelas pessoas que não tem intima comunhão com Deus, nem eles escapam dos problemas familiares, veremos alguns exemplos em: Sl 55:5-8; Sam 15:13,14, Gn 13:7-9. Como servos de Deus não devemos deixar que o desespero tome o controle  de nossas vidas.

2. A Tempestades na área social:
Com a convivência do homem em sociedade, é inevitável problemas tais como em Gn 34:25; Dn 6:3-5. Vejam que os problemas familiares sempre existiram devido à fragilidade humana, nos versículos lidos podemos ver que houve problemas entre os pastores de Ló e os de Abraão, que além de ser uma questão social era também familiar Gn 13:7-9 nessas ocasiões devemos agir com sabedoria e autocontrole.

3. A tempestades na área Econômica:
Na área econômica podemos ver vários exemplos na Bíblia como os de:
- Abraão quando desce para o Egito por causa da fome Gn 12:10,11.
- Isaac vai a Gerar por causa da fome Gn 26:1,2.
- Os irmãos de José foram enviados para buscar comida no Egito Gn 42:1.
- As perdas dos bens de  Jó e o seu comportamento diante da tempestade econômica Jó 1:13-21.

4. A Tempestade Espiritual:
Tudo é possível acontecer quando estamos em batalha, devemos levar em consideração que as nossas lutas não são carnais, mais sim, da ordem espiritual Ef 6:10-14. Só o crente revestido de toda armadura de Deus não milita em vão mas, com alegria corre para alcançar o propósito.

5. A tempestade, traz resultados.
1. Nos traz esperança
2. Ela nos traz experiência
3. Perseverança
4. Nos capacita para as maiores
5. Nos traz o gosto da vitória

CONCLUSÃO
Deus muitas vezes tem usado as tempestades da vida como instrumentos de aperfeiçoamento espiritual. Por isso devemos saber que todas as coisas contribuem para o bem Rom 8:28. As lições que aprendemos aqui servem para nos aproximar de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário