terça-feira, 4 de dezembro de 2012



ESBOÇO 0002

ESBOÇO 0002                         
TÍTULO: A INTOLERÂNCIA
TEMA: A INTRANSIGÊNCIA PARACOM AS PESSOAS.   Nr. 11; 28 = Jz 12; 6 = Mt 21; 15

INTRODUÇÃO
A intolerância é um dos males que afeta muitas pessoas e está presente em todo lugar. Nos dias de Moisés, Josué foi intolerante para com Eldade e Medade, dois homens que profetizavam fora do arraial. Então Josué disse a Moisés, meu senhor, proíbe-os porque profetizam no arraial e disse-lhe Moisés tens ciúmes por mim? Oxalá que todo povo do Senhor fosse profeta Nr. 11; 28,29.
Vieram muitas pessoas ter com Jesus no templo e viam muitas maravilhas que ele operava e ali havia muitas crianças que gritavam! Hosana ao filho de Deus, os escribas e fariseus ficaram indignados. Mt 21; 15.

I – A intolerância gera: Exclusividade, ciúme, discriminação, murmuração, perseguição.

1.Exclusividade.
Em gêneses, nos mostra que os egípcios não comiam com os hebreus, se alimentavam totalmente separados por ser abominação ao Senhor. Gn 43; 32.
**A mulher samaritana, como é que me pedes de beber sendo eu mulher samaritana? Jo 4; 9.
**Pedro na visão que Deus lhe deu sobre a casa de Cornélio: Mas vós bem sabeis que não é lícito a um judeu se ajuntar, ou chegar-se a um estrangeiro. At. 10; 28.

2.Ciúmes.
A intolerância gera ciúmes. O discípulo de Jesus chamado João, lhe disse: Mestre vimos um homem que em teu nome expulsava demônios e nós lhes proibimos porque não nos segue. Mc 10; 13.
Trouxeram as crianças para que tocassem em Jesus, mas os discípulos as repreendiam porque a intolerância leva as pessoas a excluir as outras, e se tornar exclusivos. Mc 10; 13.
Os discípulos de João disseram a ele, aquele homem (não chamaram nem de Jesus). Do qual deste testemunho dele, está batizando mais discípulo do que tu, a multidão está lhe seguindo a ele “é como se dissesse ele passou João a perna em tu” Jo 3; 26.

3.Discriminação, murmuração, perseguição e morte.
Por causa da intolerância as pessoas discriminaram a Cristo, como aconteceu com os samaritanos, só porque Jesus ia para Jerusalém, ele não quiseram dar uma pousada a Jesus, porque era judeu. Lc 9; 53. Mas Jesus certa feita disse que era necessário passar por samaria Jo 4; 4.
Todos murmuravam inclusive os discípulos, porque Jesus entrara para se hospedar na casa de um pecador chamado “Zaqueu”. Lc 19; 7.
**Uma pobre, mulher enferma tentou se aproximar de Jesus para receber uma cura, pois há 12 anos que sofria, e os seguidores do mestre não a deixavam se aproximar dele, porque tinham um sentimento de exclusividade e superioridade, tanto que chegavam a discriminar quem podia e quem não podia chegar próximo de Jesus. Mt 9; 20.
**Uma mulher Cananéia se aproximou de Jesus, rogando-lhe uma cura para sua filha que estava miseravelmente endemoniada, Jesus, porém não respondendo nada, (os discípulos se acharam no direito de pedir a Jesus que a despedisse), foram até Jesus rogando-lhe, despede-a, por que vem gritando atrás de nós. Mt 15; 21-28.
Os discípulos de Jesus vendo um cego de nascença, perguntou a Jesus: quem pecou, foi ele ou os seus pais para que nascesse cego? Jo 9; 1-3.
As pessoas intolerantes são perseguidores. Paulo perante o rei Agripa, relatou o quanto perseguia os crentes, pois ele tinha autoridade para impedir o crescimento do evangelho de Cristo. At. 26; 11. Que no ato da sua conversão, Jesus declarou perante ele, eu sou Jesus a quem tu persegues. At. 9.4,5. E passou a ser perseguido da mesma forma At. 9.23-31.
A intolerância e a inveja podem levar uma pessoa a cometer um homicídio, Caim não tolerava o sucesso do seu irmão Abel Gn 4; 1-8.

1.Cuidado para não sermos intolerantes excluindo pessoas como:
Raabe foi uma prostituta (de carteirinha) era tanto que morava em cima do muro da cidade e foi poupada por abrigar os espias de Josué em sua casa Js. 6;7 o escritor aos hebreus disse que é em sua casa Js.6;7 o escritor aos hebreus disse que Raabe foi justificada por essa ação Hb 11;31. Tiago no seu livro ele disse que a meretriz Raabe foi justificada pela fé em Deus, quando vamos analisar Raabe aparece mais uma vez na arvore genealógica de Jesus. Mt. 1;5.
**Jó relatou que até o seu hálito era intolerável a sua própria mulher e os seus próprios irmãos o repugnavam Jó 19; 17.
**A mulher samaritana no poço de Jacó. Jesus conhecia a situação da mulher, mesmo tendo cinco maridos e o que tinha não era dela, ainda assim o Senhor não a desprezou e resultou no reconhecimento de que Jesus era o salvador do mundo Jo. 4;42 (ela foi a primeira missionária).
**A mulher que foi apanhada em ato de adultério e a trouxeram a presença de Jesus, para que fosse feito conforme a lei de Moisés Lv 20; 10 = Dt 13; 9, ser apedrejada até a morte, a intolerância não permite que se tenha um espírito perdoador. A pobre mulher ficou em pé no meio do grupo que a acusava, cada um com uma pedra na mão, e queria ouvir a descisão de Jesus. A palavra de Jesus foi essa! Aquele que dentre vós não tiver pecado atire a primeira pedra Jo 8; 4, 5, 6,7. A resposta de Jesus àquela mulher foi: mulher onde estão eles, os teus acusadores, ninguém te condenou? Nem eu te condeno, vá em paz e não peques mais. Jo 8; 11.

2.O intolerante não tem um espírito perdoador.
**Os discípulos perguntaram a Jesus, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus responde setenta vezes sete Mt. 18.21,22.
**O credor incompassivo, um homem devia dez mil talentos, e não tendo com que pagar, teria que pagar com seus filhos sendo vendidos para pagar a divida, implorando ele disse: Senhor ser generoso para comigo e tudo te pagarei, então o senhor daquele servo perdoou a sua divida Mt. 18;23-27.
Aquele servo que foi perdoado encontrou um dos seus conservos que também lhe devia cem denários, lançando mão dele sufocava-o e dizia me paga o que me deves não agindo da mesma forma que fora feito pelo seu senhor, antes foi encerrá-lo na prisão até que saldasse a dívida. Seu senhor sabendo disso o chamou e cobrou tudo o que ele devia. Mt.18;28-34. Assim fará o meu pai celeste, se não perdoardes a cada um as suas ofensas. Mt. 18;35.

CONCLUSÃO
Devemos  ter muito cuidado para que esses males não nos ataquem, a intolerâncias, ciúme,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    exclusão, discriminação, perseguição, critica, murmuração, exclusivismo sejam banidos do nosso coração, pois Deus quer que tenhamos um coração perdoa dor e cheio de justiça divina. Paulo escrevendo aos gálatas disse: Irmãos se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós que sois espirituais encaminhai-o com espírito de mansidão olhando por ti mesmo para que também não sejais tentado Gl. 6.1 = Cl 2;8 = I Tm 4;16


Nenhum comentário:

Postar um comentário